Projeto Restaurarte: dom e missão
Por Maíra Borges
![]() |
Aline Fernandes Batista, coordenadora geral do ministério de dança e membro consagrada da Comunidade Crux Sacra, tinha o desejo de evangelizar crianças, mas não sabia qual o meio ideal de realizá-lo. Durante algum tempo, ela se perguntou e rezou bastante, pedindo a Deus uma forma de concretizar o seu sonho. A resposta veio através de um pedido feito por sua filha, Ana Clara. A menina pediu a mãe que fizesse uma coreografia para que ela e suas amigas dançassem a música “Restaurar-me”, da cantora Aline Barros. Dessa música, então, surgiu o nome do projeto: Restaurarte.
Aline ouviu a música e percebeu o que deveria ser feito. “Deus me mostrou que
era através dos dons que eu possuía que eu iria evangelizar as crianças”, contou Aline, que fez aulas de jazz, durante três anos, e ballet clássico, durante quatro anos. Hoje ela repassa o que aprendeu, de forma voluntária, para 55 crianças entre a faixa etária de três anos e meio aos treze anos de idade.
De cada aluno é cobrada uma taxa simbólica de R$ 15, apenas para manter despesas como água, luz e do próprio espaço onde as aulas são ministradas. A professora não recebe qualquer remuneração em dinheiro, mas garante que a recompensa que ganha – ao ver a evolução dos estudantes – é impagável. “Sinto-me muito feliz e realizada em saber que estou contribuindo para a vida dessas crianças. Talvez elas não venham se tornar bailarinas profissionais, mas sei que pelo menos consegui fazer com que elas tenham sonhos e auto-estima mais elevada”, revelou Aline.

Restaurarte – A atividade é um dos projetos sociais desenvolvidos pela Comunidade Crux Sacra. As aulas acontecem há um ano e sete meses para crianças do sexo masculino e feminino. Os encontros têm duração de uma hora e meia, todos os sábados. Os 55 estudantes estão divididos em quatro turmas e se apresentam em igrejas, escolas, praças públicas, salões de festas e encontros promovidos pela Comunidade.